terça-feira, junho 26, 2007

Tecnologia e transformação

A tecnologia impulsiona transformações culturais e entre estas transformações emerge a necessidade de o indivíduo desenvolver habilidades essenciais de cooperação e interação, qualificando os profissionais para atuarem na sociedade contemporânea.
A educação, atenta às transformações socioculturais, investiga as implicações que as tecnologias de interação oferecem para o desenvolvimento de novas condições de aprendizagem e,a partir das inter-relações entre comunicação, educação e tecnologias digitais, o conceito de interatividade é redimensionado, oferecendo uma dinâmica de cooperação às propostas de ambientes de aprendizagem.
A utilização de recursos tecnológicos, como a Internet, é um estímulo na construção do conhecimento, onde o aluno ao ser convidado a interagir nesse ambiente, vê-se desafiado e estimulado a contribuir no desenvolvimento do mesmo, expressando suas idéias, dúvidas e convidando os colegas ao diálogo, alimentando assim, a dialética da comunicação.
É preciso que o professor oportunize ao aluno um trabalho ativo e constante com a mídia. O educador precisa entender que o trabalho em parceria com as ferramentas dispostas na rede, agiliza o processo da descoberta do conhecimento, justamente pelo seu caráter flexível, no sentido das trocas serem imediatas.
O comprometimento do professor deve ser diferente daquele "modelo" de sala de aula, onde nem todos alunos manifestam-se, isto é, deve voltar-se para a troca, cooperação, equilibração, desequilibração. É necessário que as trocas aconteçam e possibilitem crescimento coletivo, criticidade, visão, reflexão...autonomia.

Nenhum comentário: